A Bigorna Produções lança o teaser especial da atração especial das Noites Fora do Eixo neste sábado (24), os especiais guris da Nevilton, de Umuarama, Paraná. Com imagens e edição de Jean Gabriel (Dimitri Pellz) e Larissa Sadjuri (Idis) e música "O Monstro", do Nevilton.
10 de julho de 1974 – o poema “Hino dos Bandeirantes” é instituído como “Hino oficial do estado de São Paulo”.
10 de julho de 1985 – declarado o “Dia da Pizza”, no também estado de São Paulo.
10 de julho de 1976 – nascia Ludovic Giuly, grande nome do futebol francês (mas de futebol não é uma boa hora de falar).
10 de julho de 2010 – Bigornada com Jair Naves como atração especial.
“Ok, mas... e os outros dados? E essas datas aí, mano?”
Simples: Jair Naves é um artista, um trovador – com banda, mas trovador – paulista, e antigo líder da, infelizmente, extinta banda Ludovic. Tudo se encaixa agora? Só se você estava lá, 10 de julho de 2010, no Bar Fly, para mais essa Bigornada- que acabou em pizza - que aqui vos apresenta, por Marcel Ribeiro e Manuela Barem.
Começou tudo conforme e música: casa cheia, bebida no ponto e discotecagem de alto nível, por conta de vocês mesmos, amigos da Bigorna. Afinal, tudo o que foi ouvido dos players do sr. Jean Gabriel foi sugestão de vocês, via Twitter, pelo novo canal bigornesco, o Bigorna Play (#BigornaPlay). Obrigado!
Os primeiros a tocarem foram nossos bigorneiros da Gobstopper- inclusive banda desse aí que falou até agora. Não sabemos que nome dar ainda pra tanta energia num dos seus melhores shows. Se a gente chama de inspiração ou de conhaque.
Sei que nem os metaleiros presentes no bar sábado passado não resistiram ao docismo indie da Gobstopper. Gritaram alto “te esperaaaaar e vestir uma roupa decente, esperar algo diferente desse carnaval” junto com Elizeu Nico, Leco e Marcel.
Show grande, de ocupar o palco com naturalidade de gente encantada e deixar impossível o trânsito pela platéia. A única saída foi mesmo se entregar ao Gobstopper, que está em ótima fase. A guitarra cada vez mais presente e marrenta. Marcelzito swingadão e mais próximo do público enquanto Leco desce o braço, trio fechado. Belezura de se ver.
No intervalo dava pra identificar quem havia pedido qual música para a #BigornaPlay de longe. Só pela agitação e mini-escândalos do tipo “ahhh, essa é a música que eu pedi! Ouve, ouve!”. Clima ótimo, BarFly confraternizando até o chão.
Marcel: Eu pedi “Unza unza unza time”, do Emir Kusturica (caham).
Manuela: Eu pedi “Little Sister”, do Queens Of The Stone Age e “Home” do Edward Sharpe & Magnetic Zeros. Já te passei essa música? Não? Sim? Enfim.
Marcel: Gobstopper sai. Entra Jennifer Magnética. Quando lançou seu primeiro álbum, no longínquo 2007, os gajos da JM sempre assinaram suas composições com um nuance quase indescritível, que passa por heavy metal, rock n roll, folk... parece bagunçado? Então dê, ainda que tardiamente, atenção ao que de melhor se encontra a sua volta: Jennifer Magnética está de álbum novo, que será lançado em agosto próximo. Não fora o show de lançamento, mas o que a banda fez no palco da Bigornada foi uma prévia desse novo trabalho, “O Verdadeiro Underground”.
Talvez seja essa a melhor fase da banda. Tem todo um amadurecimento, uma incorporação. Só vendo mesmo para entender. Bem, eu vi. O show deles foi simplesmente incrível, com uma seleta lista das músicas que compuseram o nome da banda junto às que estão no novo CD. Sempre saltitantes, elegantes e talentosos, fizeram esse show sensacional e avisaram: show agora, só no lançamento do álbum novo! Vai tempo, passa logo...Tem um ditado na minha terra que diz que “camarão que dorme a onde leva”. A nossa onda, por sua vez, só leva quem não dorme. Ao menos quem não dorme em noite de Bigornada.
Depois de Gobstopper e Jennifer Magnética, chegou a vez de Jair Naves tomar o palco. E tomou mais que isso: tomou a cabeça de quem o assistia. Com suas letras cheias sutilezas e desabafos do dia a dia e suas melodias irretocáveis, graça, ainda, a sua banda, fez um show que bigorneiro algum pode por defeito.
Quando toca/canta, Jair dispara contra o infinito um olhar como quem diz “é com você mesmo que eu tô falando” e, dessa forma, acaba entrando na mente de qualquer um que esteja perante sua apresentação.
As linhas instrumentais arrepiam. Confesso que não sei as influências musicais da banda, mas é como se cada acorde, cada frase harmônica remetesse a releituras de Joy Division, Cursive, New Order... Lembrou-me outro grande show que presenciei no 2º Fogo No Cerrado, o da Hierofante Púrpura. Jair mistura essas guitarras marcantes, esse lo-fi envolto no teclado com baixo e bateria ditando os andamentos. Além, claro, de seu violão e voz, ambos emprestados com maestria às composições que calam aos mais inquietos.
Manuela: E no palco ele é tão ele que chega a ser ofensivo – dá pra sentir que a coisa bate fundo. Isso pra mim é coragem de se assumir. Não é sempre que vemos logo no primeiro trabalho solo um artista fazer obra tão confessional. Jair quer mostrar o que ele é, o que passou em Araguari, a cidade mineira onde nasceu seu pai. Fala da infância, daquele sentimento de não caber no mesmo lugar, de ninguém entender direito o que dizemos.
Tudo é abordado na sincera, as vezes parece doer pra sair, que nem alguém ou alguma coisa que se deixa no passado, meio turva, meio intocável, porque é difícil relembrar como foi. Ele mesmo diz: “agora, convenhamos: eu nunca me expus tanto, você nem pra impedir”. Jair fala sobre uma experiência tão particular que o sentimento acaba ficando universal. E deve ser aí que não dá pra resistir a entrega, ao que ele canta. A vontade é de concordar com tudo, dizer sim, te entendo, e assistir mais. Aceitar, talvez essa seja a palavra.
Nas últimas músicas do show – que passou voando e retornou sob pedidos de bis – Jair Naves comenta que não está vendo ninguém assoprar cerveja, como ele sabe que é o costume local. Mexe no buraco de formiga, no ninho de abelha, seja lá o que for. No mesmo minuto leva uma baforada e outra e outra e outra e perdi a conta de quantas outras. Fica ensopado, vai pro meio do público, sobe num engradado. Canta com os braços pra cima no microfone aos berros.
Enquanto isso o público o segue. No fim muitos aplausos, como se fosse possível ser diferente disso. Lindo, lindo, lindo. Inesquecível.
Na sequência Dimitri Pellz acende rápido seu fogo e na primeira música já queima no palco. Por incrível que pareça, depois de tanto show maravilhoso desses que tomam a gente por inteiro, a galera ainda tinha fôlego. Se o meu começava a faltar, voltou nessa hora.
Marcel: Fôlego. Dimitri Pellz é uma banda que rouba todo o fôlego das pessoas que as assistem, transforma em uma espécie de elixir vermelho e sujo e joga de volta à plateia através de suas composições. Dessa forma, aguça ao movimento até o mais coerente wallflower presente. Entre umas em outras, esse elixir é translúcido, alcoólico e de rápida absorção.
Fim de noite. Corações e espíritos vagam pelos abertos espaços no Bar Fly. Caminham em direção a suas casas, trabalhos ou igrejas. Agradecem a um deus qualquer (de sua preferências) por terem estado ali. Lembram: amanhã a lembrança dessa noite irá me fazer sorrir. Por um ou mais segundos, se forçam a ter que deixar a casa. “Pô. É: acabou”. Acabou mas sempre há uma próxima vez. E digo mais, com data e convidados confirmados: 24 de julho, com Nevilton, neste mesmo estabelecimento.
Nevilton lança clipe e toca nas Noites Fora do Eixo!
Nevilton, a banda queridinha do Brasil, lança o clipe de “O Morno” na MTV ! Dirigido por Gabriel Montero (Pé Vermelho Produções), o vídeo estreiou no Lab Now. Em entrevista exclusiva [óóóó] para o Coletivo Bigorna a galera da banda contou um pouco sobre seu vídeo novo e disse que está muito feliz por retornar a Campo Grande.
Ainda não sabe? Nevilton é atração principal da Noite Fora do Eixo no dia 24 deste mês! A festa será linda – mas é claro – e ainda terá shows das bigornosas Dimitri Pellz, Idis e Gobstopper. Sim, no BarFly, como o amigo leitor já está acostumado.
Vai ter clima de amor, bate-cabelo e saudade. Melhor: de matar a saudade do Nevilton, uma das bandas por quem a Bigorna tem muito carinho. Fora o orgulho de tê-los recebido no primeiro Festival Fogo no Cerrado, parte do que uniu as pessoas deste coletivo.
“O Morno” – Nevilton
Guarda esses nomes aí e presta atenção pra dar aquela corridinha pro sofá pra ver o clipe da nova música de trabalho do Nevilton. O nome do cara do vocal/guitarra é o mesmo da banda, que tem no baixo Lobão e Chapolla na bateria. Nevilton e Lobão disseram pela net que estão todos faceiros por lançar novo vídeo.
“O clipe é um Road Clip. Tem a cena base da gente tocando a música lá no Tribos em Maringá e várias imagens da tour que fizemos pelo nordeste com a Minibox Lunar (AP)”, diz Lobão. Foram 11 shows em 12 dias no mês de abril, formando a tour Fora do Eixo Nordeste, a segunda organizada pelo Circuito Fora do Eixo. As duas bandas saíram de Campina Grande e foram para João Pessoa (PB), Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista (BA), Montes Claros e Belo Horizonte (MG).
Muita gente elogiou por aí. O público amou e eles também. “No clipe tem bastante imagem da gente na van, passeando nas ruas, tocando, shows, entrevistas. Ficou muito emocionante...pelo menos pra gente que vê as cenas e lembra das coisas. É basicamente um monte de cortes com imagens da viagem, mostrando a gente feliz, sorrindo, pulando”.
Imagina como não deve ser lindo esse clipe, né? Lobão ainda conta que o vídeo será enviado ao Youtube assim que entrar na programação da MTV. Quem quiser ficar sabendo logo pode seguir o twitter.com/nevilton. Enquanto isso, ficam algumas imagens da Turnê Fora do Eixo Nordeste:
Mais sobre a banda
“De Umuarama (PR) surge a revelação indie de 2009.”
Pablo Miyazawa - Rolling Stone Brasil
“Fazia um bom tempo que eu não me viciava numa banda nacional.”
José Flávio Jr. - Revista Bravo!
Nevilton (a banda) cita Beatles, Pixies, Cake, Los Hermanos, Hellacopters, Pavement, entre outras muitas, quando precisa falar de suas influências. O trio tem formação nova com a chegada do baterista Chapolla, mas nem por isso andam pouco entrosados - dizem as boas línguas por aí. Além do show ser lindo e animadézérrimo, as gravações em estúdio são dessas de não se tirar do mp3. Pra ouvir, baixe o novo EP, “Pressuposto” no site www.nevilton.com.br.
Além de “O Morno”, as músicas “Pressuposto”, “Singela” e “A Máscara” são outras de destaque do Nevilton. Belíssimas, lembram algo da ingenuidade da infância, do prazer em ter amigos, em sair pra rua. De se deixar amar, né gente. E assim é a banda. Nevilton é juventude. Não no sentido pejorativo, de imaturidade, deslumbre. Mas dessa juventude que mandam a gente manter até o fim da vida.
"E saio a sorrir, ganhando corações, sorrindo gentileza e confiança" - Pressuposto, Nevilton
SERVIÇO - Noites Fora do Eixo no dia 24 no BarFly, na Rua José Eduardo Rolin, 201, em frente à Uniderp da Ceará. Entrada R$ 10. Mais informações www.twitter.com/bigornatweets.
É lançado hoje o mais novo produto de sucesso [hehe] da Bigorna! Aqui, agora, amgs! Está no ar e disponível pra download a primeira #BigornaMix!
CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP
#BigornaMix- a mixtape com a mais fina seleção de músicas - dá sequência ao #BigornaPlay, também projeto novo lançado por este fofo coletivo. Público, frequentadores dos eventos bigorneiros, amigos, parentes e haters em geral podem mandar sua sugestão de música pra integrar a playlist da Bigorna nas noites em que há festa.
Os pedidos são enviados via twitter para o @bigornatweets com a tag #BigornaPlay+ o nome da música que se quer ouvir. A curadoria do #BigornaPlay, a cargo do cowboy Jean Albernaz (Dimitri Pellz), compila e organiza as melhores músicas numa playlist infalível. Depois do evento a playlist vira mixtape e quem quer ter uma semana melhor pode baixar aqui no site da Bigorna!
Na primeira #BigornaMix tem música pra todo gosto, de moderninho à grunge, de 80's a stoner. As sugestões foram muitas, dezenas de pedidos de música e os melhores/os que casam com o estilo da playlist no geral puderam ser ouvidos no talo na Bigornada de Julho, com Jair Naves de atração especial.
A galera amou ouvir seu pedido atendido. E gostou muito da playlist inteira. Coletivo Bigorna ficou todo prosa já que a galera elogiou e a festa foi animada com música boíssima all night long. Pra baixar clique aqui.
update:
Olha a lista as músicas da primeira #BigornaMix nº 1:
01 - Jesus and Mary Chain - Just Like Honey 02 - Queens of The Stone Age - Go With The Flow 03 - A Place to Bury Strangers - Another Step Away 04 - The Smiths - ask 05 - Smashing Pumpkins - Bullet With Butterfly Wings 06 - Yeah Yeah yeahs - Date With The Night 07 - Pixies - dead 08 - Flogging Molly - Drunken Lullabies 09 - Beastie Boys - Fight For Your Right 10 - Arctic Monkeys - Flourescent Adolescent 11 - Blondie - Heart of Glass 12 - Edward Sharpe & The Magnetic Zeros - Home 13 - LCD Soundsystem - I Can Change 14 - Descendents - Im The One 15 -MGMT - Its Working 16 - The Cure - Labyrinth 17 - Screaming Jay Hawkins - Little Demon 18 - Queens of The Stone Age - Little Sister 19 - Violent Soho - Love is a Heavy Word 20 - Pipettes - Pull Shapes 21 - Iggy Pop - Lust For Life 22 - At The Drive-In - One Armed Scissor 23 - Elvis Costello - Pump it up 24 - Hot Chip - Ready for The Floor 25 - Queens of The Stone Age - Make it With Chu 26 - TSOL - Red Shadows 27 - The Mummies - Vitctim Of Circunstance 28 - Misfits - Some Kinda of Hate 29 - Rural Alberta Advantage - The Dead Roads 30 - The Talles Man on Earth - Wild Hunt 31 - Hierofante Púrpura - Discutindo 32 - Suicidal Tendencies - Wont Fall in Love Today 33 - Comeback Kid - Wake The Dead 34 - AC/DC - Its a Long Way To the Top 35 - Black Keys - Chop and Change 36 - Stone Temple Pilots - Hazy Daze
Siga o@bigornatweets e aguarde a próxima chamada pro #BigornaPlay!
Nevilton, a banda queridinha do Brasil, lança o clipe de “O Morno” na MTV nesta terça! Dirigido por Gabriel Montero (Pé Vermelho Produções), o vídeo estréia às 8h30 no Lab Now. Em entrevista exclusiva [óóóó] para o Coletivo Bigorna a galera da banda contou um pouco sobre seu vídeo novo e disse que está muito feliz por retornar a Campo Grande.
Ainda não sabe? Nevilton é atração principal da Noite Fora do Eixo no dia 24 deste mês! A festa será linda – mas é claro – e ainda terá shows das bigornosas Dimitri Pellz, Idis e Gobstopper. Sim, no BarFly, como o amigo leitor já está acostumado.
Vai ter clima de amor, bate-cabelo e saudade. Melhor: de matar a saudade do Nevilton, uma das bandas por quem a Bigorna tem muito carinho. Fora o orgulho de tê-los recebido no primeiro Festival Fogo no Cerrado, parte do que uniu as pessoas deste coletivo.
“O Morno” – Nevilton
Guarda esses nomes aí e presta atenção pra dar aquela corridinha pro sofá pra ver o clipe da nova música de trabalho do Nevilton. O nome do cara do vocal/guitarra é o mesmo da banda, que tem no baixo Lobão e Chapolla na bateria. Nevilton e Lobão disseram pela net que estão todos faceiros por lançar novo vídeo.
“O clipe é um Road Clip. Tem a cena base da gente tocando a música lá no Tribos em Maringá e várias imagens da tour que fizemos pelo nordeste com a Minibox Lunar (AP)”, diz Lobão. Foram 11 shows em 12 dias no mês de abril, formando a tour Fora do Eixo Nordeste, a segunda organizada pelo Circuito Fora do Eixo. As duas bandas saíram de Campina Grande e foram para João Pessoa (PB), Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista (BA), Montes Claros e Belo Horizonte (MG).
Muita gente elogiou por aí. O público amou e eles também. “No clipe tem bastante imagem da gente na van, passeando nas ruas, tocando, shows, entrevistas. Ficou muito emocionante...pelo menos pra gente que vê as cenas e lembra das coisas. É basicamente um monte de cortes com imagens da viagem, mostrando a gente feliz, sorrindo, pulando”.
Imagina como não deve ser lindo esse clipe, né? Lobão ainda conta que o vídeo será enviado ao Youtube assim que entrar na programação da MTV. Quem quiser ficar sabendo logo pode seguir o twitter.com/nevilton. Enquanto isso, ficam algumas imagens da Turnê Fora do Eixo Nordeste:
Mais sobre a banda
“De Umuarama (PR) surge a revelação indie de 2009.”
Pablo Miyazawa - Rolling Stone Brasil
“Fazia um bom tempo que eu não me viciava numa banda nacional.”
José Flávio Jr. - Revista Bravo!
Nevilton (a banda) cita Beatles, Pixies, Cake, Los Hermanos, Hellacopters, Pavement, entre outras muitas, quando precisa falar de suas influências. O trio tem formação nova com a chegada do baterista Chapolla, mas nem por isso andam pouco entrosados - dizem as boas línguas por aí. Além do show ser lindo e animadézérrimo, as gravações em estúdio são dessas de não se tirar do mp3. Pra ouvir, baixe o novo EP, “Pressuposto” no site www.nevilton.com.br.
Além de “O Morno”, as músicas “Pressuposto”, “Singela” e “A Máscara” são outras de destaque do Nevilton. Belíssimas, lembram algo da ingenuidade da infância, do prazer em ter amigos, em sair pra rua. De se deixar amar, né gente. E assim é a banda. Nevilton é juventude. Não no sentido pejorativo, de imaturidade, deslumbre. Mas dessa juventude que mandam a gente manter até o fim da vida.
"E saio a sorrir, ganhando corações, sorrindo gentileza e confiança" - Pressuposto, Nevilton
SERVIÇO - Noites Fora do Eixo no dia 24 no BarFly, na Rua José Eduardo Rolin, 201, em frente à Uniderp da Ceará. Entrada R$ 10. Mais informações www.twitter.com/bigornatweets.
Novidadeira que é, Bigorna inicia esta semana com outra surpresa pra galero linda: está lançado o #BigornaPlay! O projeto vai permitir maior interação do público nas festas já que agora quem ajuda a montar a playlist é você, caro bigornista! Participar é fácil: basta mandar um reply no twitter com a tag #BigornaPlay + a música que você quer ouvir para o @bigornatweets.
As sugestões podem ser enviadas até a noite de sexta-feira (9) pra que a gente acrescente na lista de músicas que animarão os intervalos dos shows na Bigornada de Julho. Lembra, né? Neste sábado, no BarFly, com Jair Naves (SP), Dimitri Pellz, Gobstopper e Jennifer Magnética!
Exemplo:
@bigornatweets#BigornaPlay “Home” do Edward Sharpe & The Magnetic Zeros
[aproveitando o post pra já pedir a música que eu quero ouvir nééé]
Gente. Mamata das lindas. Já parou pra pensar em ouvir aquela música que você tá apaixonado ou cantarolando a semana inteira tocando bem alto no bar pra todo mundo ouvir? Ou então, o leitor ainda pode se dar bem oferecendo a música pra algum alvo sensualizantchy e falar que pediu pra tocar só pra ele. Awn.
Então, vamo lá? Faça seu pedido e ajude a divulgar!